Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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SUBJETIVIDADE E CINEMA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PROFESSOR

Ana Naiele de Souza Almeida, Claudinete Oliveira Sobrinho, Janaina de Jesus Santos

Resumo


Neste artigo, buscamos compreender a constituição do sujeito professor, a partir de um arquivos composto por seis filmes compreendidos entre os séculos XX e XXI, a saber: To Sir, with love (Inglaterra, 1967), Lean on me (EUA, 1989), Dead poets society (EUA, 1990), A beautiful mind (EUA, 2002), Beyond the blackboard (EUA, 2011) e Les grands esprits (França, 2017). Para tanto, identificamos os discursos materializados nos filmes e mapeamos as regularidades enunciativas na produção dos sujeitos em práticas e planos cinematográficos. Nesse sentido, mobilizamos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, em articulação com os estudos sobre educação e cinema. Como resultados, constatamos que o sujeito professor é produzido na regularidade das práticas pedagógicas no ambiente escolar, com os colegas e o sujeito educando, mostradas principalmente, em plano conjunto.

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