Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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SUAS IDEIAS NÃO CORRESPONDEM AOS FATOS: UMA ANÁLISE INDICIÁRIA DO DISCURSO DAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Maria Carolina de Souza Oliveira, Anderson de Carvalho Pereira

Resumo


Com base na Análise do Discurso (AD) de matriz francesa e no paradigma indiciário de Ginzburg investigamos o discurso autoritário presente nas orientações para a oficina de poemas 01 das Olimpíadas de Língua Portuguesa (OLP). O paradigma indiciário consiste em remeter pistas e indícios ao passado, em uma postura venatória, o que em AD implica em considerar o já dito e marcas do interdiscurso. Tal percurso nos apontou para o apagamento do sujeito–professor e sujeito–aluno por meio da análise de formações discursivas e imaginárias presentes na materialidade discursiva analisada, composta por textos de alunos de uma escola de ensino fundamental do município de Jequié, Bahia, escritos na realização da oficina de poemas 1 da OLP. 

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