Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

SOBRE COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS COMO MOBILIZADORES PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE FÍSICA

Álex de Carvalho Ferreira, Ester Maria de Figueiredo Souza

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve reflexão sobre o cotidiano, enquanto tema de pesquisa, para a produção do conhecimento no ensino de Física. Ressaltamos problematizações que cercam as atividades didáticas, por meio da observação de aula de uma docente de Física. O artigo é decorrente da pesquisa do mestrado em Educação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Com interesse inicial em explanar o devir cotidiano, nos baseamos nos estudos de Certeau (2008-2009), Ferraço (2013-2017) e Pais (2001), e sinalizamos a dinâmica da aula, com o uso de metodologias pela professora de Física para explorar dados. Por fim, nota-se estratégias diferenciadas nas aulas que privilegiam a exploração das experiências dos estudantes modalizam o cotidiano para se alcançar resultados mais eficientes no ensino de Física. Reconhece-se o professor como autor, e a necessidade de privilegiar as práticas cotidianas dos alunos, expostas nas experiências compartilhadas na aula, para possibilitar a aprendizagem de conceitos e fenômenos físico e para ressaltar o conteúdo de ensino proposto no currículo escolar. 

Texto Completo: PDF