Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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RURALISMO PEDAGÓGICO E A REPRESENTAÇÃO DO HOMEM RURAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Camila Timpani Ramal

Resumo


O tema deste trabalho tem como intuito descortinar a ideologia educacional e a imagem do homem do campo tratada na teoria do movimento nacionalista denominado, Ruralismo Pedagógico, que tem como momento histórico o início do século XX. Permeados por um contexto econômico e social que demarca o grande latifúndio e os seus proprietários como detentores da organização política nacional, o Brasil encontra-se no início do seu processo de industrialização que ora se levanta, como substituto do modelo agrário-exportador. Embasados pela finalidade de controlar o êxodo rural, processo de migração dos camponeses para os centros urbanos através da educação, os ruralistas tecem uma teoria educacional que viabilizaria a contenção deste movimento o que contribuiria para a redução dos inchaços dos novos conglomerados urbanos, mantendo assim, o status quo dos coronéis. O principal autor que tece esta tese é Sud Mennucci que apresenta sua teoria, concepções e pensamento configurados na deturpação da imagem do homem rural, bem como, todas as teorias de formação do pensamento brasileiro da época, que subjuga o “não branco” como ser inferior e o responsabiliza pelas mazelas sócio-econômicas pelas quais enfrenta o país no limiar do referido século.

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