REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ADOLESCÊNCIA SEGUNDO GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
Igor Andrade Santos, Hétone Rodrigues Rocha, Wallace Sousa Cruz, Lígia Maria Portela da Silva
Resumo
este trabalho objetivou efetuar um levantamento das Representações Sociais (RS) sohre adolescentes e a adolescência, segundo gestores de cinco escolas públicas da cidade de Vitória da Conquista, Pradoso (distrito de Vitória da Conquista) e Iguaí, municípios da região sudoeste da Bahia. A amostra foi composta por cinco participantes que foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram transcritas e analisadas sob pressupostos do método da Análise de Conteúdo. Desse modo, as categorias não apriorísticas correspondentes às RS encontradas foram alocadas em três subcategorias: comportamento dos adolescentes, visão geral da adolescência e expectativa de futuro. Concluiu-se que as RS sobre o comportamento adolescente e sobre a adolescência estão perpassadas por aspectos oriundos das ciências naturais e psicológicas, relacionadas principalmente às categorias nomeadas por fase de mudança e construção da identidade, visões mais presentes no município de Iguaí. Em Vitória da Conquista e no distrito de Pradoso, as RS mais frequentes estão alinhadas às ideias de sujeitos confusos e rebeldes, respectivamente. Ademais, as expectativas de futuro projetadas sobre esses adolescentes, em Iguaí, estão alinhadas às ideais de futuro brilhante e ético, noções relacionadas ao âmbito profissional que esses alunos poderão seguir. Já em Vitória da Conquista, essa subcategoria foi preenchida pelas RS de crescimento profissional e sucesso. Sendo assim, observa-se a importância das políticas públicas de educação no âmbito da educação básica e da participação do conhecimento psicológico em sua elaboração, implementação e acompanhamento, fitando o desenvolvimento de relações sociais em sintonia com a promoção e garantia de direitos.
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