Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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REFLEXÕES SOBRE A SECUNDARIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA NA PRÁTICA DO PIBID

Jessica Almeida Fontes, Valdívia Araújo, José Miranda Oliveira Júnior

Resumo


Em busca de relatar a secundarização da Sociologia e a desvalorização crítica e metodológica da disciplina, partimos da observação da prática não só pedagógica, mas das vivências e discussões para além do currículo disciplinar e das experiências de uma escola da zona rural de Vitória da Conquista. As reflexões aqui feitas são embasadas na observação da sala de aula do Colégio Estadual do Campo de Educação Integral José Gonçalves (CCEIJG), que se localiza logo na entrada do povoado José Gonçalves, zona rural de Vitória da Conquista. Observando a prática e aplicação do currículo escolar se Sociologia, nota-se que determinadas posturas - fomentadas pela subestimação das Ciências Sociais em todos os âmbitos no Brasil - criam um abismo que é a secundarização da Sociologia, uma disciplina tão importante e crucial para a construção de uma educação científica e humanista; nesse contexto, educar pela pesquisa e fomentar no aluno o desejo de fazer a leitura sociológica de seu cotidiano, transformando-o em campo de observação sociológico, mostra-se a melhor saída.

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