Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Soane Santos Silva, Ennia Débora Passos Braga Pires, Emiliana Oliveira Rocha dos Santos, Jusceleide Moreira de Souza, Paula Cristina Soares Silva de Almeida

Resumo


O trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão da política de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico. Mais especificamente busca-se discutir os termos legais do processo de formação inicial e continuada dos professores e refletir as possibilidades de atuação do coordenador pedagógico considerando que dentre as suas atribuições legais prescritas está o papel de formador.  Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de análise documental para coleta de informações e dados que serviram de base para a construção da investigação. A pesquisa perpassa pela compreensão do contexto das redefinições do papel do Estado a partir da década de 90, suas influências na política de formação de professores e nas leis que a normatizam, bem como, a relação entre a formação continuada e o trabalho do coordenador pedagógico a considerar seu papel formador nas instituições de ensino. Ao levantar reflexões sobre as políticas públicas de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico, obteve-se a constatação da complexidade que envolve esta relação. O coordenador pedagógico, diante da apropriação da autonomia, precisa ter espaço para assumir o papel formador, articulador e transformador. As concepções de Estado regulador com foco nos processos avaliativos e seus resultados impõe um grande desafio ao coordenador pedagógico no trabalho de formação continuada com o docente.

Texto Completo: PDF