Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL

Valéria Santana de Freitas, Antônio de Macêdo Mota Júnior

Resumo


Este trabalho apresenta resultados preliminares de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, tendo como tema o contexto e a prática do docente em sua atuação no ensino superior presencial, visando levantar reflexões sobre essa prática na rede pública e privada do Brasil. O estudo ainda caracteriza o panorama atual do ensino superior brasileiro, bem como apresenta reflexões sobre o papel do docente na sua atuação nessa modalidade de ensino e os desafios presentes na atualidade. Os resultados destacam a necessidade do papel desse docente, enquanto mediador e pesquisador, intercambiar saberes e práticas para a produção de conhecimentos contextualizados e atualizados, utilizando-se da didática e da interdisciplinaridade, devendo ainda dominar competências e a capacidade de selecionar bons conteúdos.

Texto Completo: PDF