Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REFLETINDO SOBRE HISTÓRICO E A RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS ADULTAS E IDOSAS

Josinélia dos Santos Moreira

Resumo


O trabalho ora apresentado é parte da tese denominada: Docência na Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre a formação dos professores na perspectiva multicultural, a qual objetivou analisar a docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do perfil identitário de seus professores, associado aos percursos de formação da vida docente e sua vinculação nas práticas curriculares. A pesquisa é de cunho qualitativo que, metodologicamente, se aproximou do Estudo de Caso e para obtenção dos dados foram realizados encontros com o Grupo Focal, aplicação de questionários e entrevistas, além de escritas autobiográficas (memoriais) por parte dos interlocutores. Partes dos resultados da pesquisa demonstraram as representações que os interlocutores faziam dos seus discentes da EJA e manifestaram sua consciência sobre a profissão docente.


Texto Completo: PDF