QUESTÕES DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho tem por objetivo geral, identificar e analisar como são apresentadas e relacionadas às questões de gênero no livro didático de história do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD. E como objetivos específicos: analisar os textos e as imagens do livro didático; identificar os conceitos e estereótipos de gênero presentes nos textos e imagens trazidos e abordados pelo livro didático; relacionar esses textos e imagens a partir das abordagens, representações e caracterizações das relações de gênero conforme os conteúdos propostos pelo livro didático. É importante destacar que a pesquisa caracteriza-se por um estudo qualitativo no qual utilizamos como recurso a análise documental. Foi possível identificar que a maioria dos conteúdos referidos no decorrer das quatro unidades e dos oito capítulos do livro analisado dispõe de abordagens pouco reflexivas, restringindo os conteúdos à figura historicamente construída e formada pelas representações dominantemente masculinas, continuando a reprodução de conceitos e estereótipos de gênero.
Texto Completo: PDF