Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

QUESTÕES DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Paloma Mendes de Oliveira, Isabel Cristina de Jesus Brandão

Resumo


Este trabalho tem por objetivo geral, identificar e analisar como são apresentadas e relacionadas às questões de gênero no livro didático de história do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD. E como objetivos específicos: analisar os textos e as imagens do livro didático; identificar os conceitos e estereótipos de gênero presentes nos textos e imagens trazidos e abordados pelo livro didático; relacionar esses textos e imagens a partir das abordagens, representações e caracterizações das relações de gênero conforme os conteúdos propostos pelo livro didático. É importante destacar que a pesquisa caracteriza-se por um estudo qualitativo no qual utilizamos como recurso a análise documental. Foi possível identificar que a maioria dos conteúdos referidos no decorrer das quatro unidades e dos oito capítulos do livro analisado dispõe de abordagens pouco reflexivas, restringindo os conteúdos à figura historicamente construída e formada pelas representações dominantemente masculinas, continuando a reprodução de conceitos e estereótipos de gênero.


Texto Completo: PDF