Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PROJETOS DE LETRAMENTO E A RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA

Sineide Cerqueira Estrela, Maria Eurácia Andrade Barreto, Irandir Souza da Silva

Resumo


Este artigo reflete sobre os projetos de letramento, mediados por ações formativas, desenvolvidos com professores que trabalham com crianças que frequentam o 3º ano do ensino fundamental, isto é, final do ciclo da alfabetização, tendo como objetivo compreender como o desenvolvimento dos projetos de letramento contribuem para ressignificar as práticas de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, qualificando o alfabetizar letrando no final do 3º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se para a recolha de dados: entrevista semiestruturada e observação participante. A fundamentação teórica baseia-se nas contribuições de Kleiman (2009), Santos (2008), Nogueira (2001), Colello (2010), entre outros. Os resultados obtidos apontaram que os projetos de letramento são um “modelo didático” que dá significado e sentido ao trabalho pedagógico, além de viabilizar o dialogo entre as áreas de conhecimento, sendo capazes de ressignificar as práticas de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

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