Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PROJETO E-NOVA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE VALENÇA/BA

Líbia de Araújo Pereira, Lívia Andrade Coelho

Resumo


Este artigo é produto de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar o Projeto e-Nova Educação implantado na Rede Estadual de ensino da Bahia, no ano de 2017, em 11 escolas, e que no ano de 2018 foi ampliado e está sendo implementado em outras unidades de ensino de todas as regiões do Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o referido projeto visa estimular e potencializar a utilização de diversos aparatos tecnológicos, entre eles dispositivos móveis, no processo de ensino aprendizagem nas escolas. Esta pesquisa busca verificar como o Projeto e-Nova Educação está sendo implementado em 04 (quatro) Unidades de Ensino da Rede Estadual do Município de Valença/BA, analisar como está ocorrendo esta implementação, bem como, observar quais os principais desafios e dificuldades encontrados pelos Professores e Gestores das Unidades de Ensino para a efetivação do mesmo. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, o e-Nova Educação tem grandes potencialidades no que se refere ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, assim, faz-se necessário investigar se essas práticas estão realmente se efetivando, no sentido de analisá-las e socializá-las entre o corpo docente tanto das escolas que fazem parte do projeto, quanto daquelas que não foram contempladas com o mesmo, com o fim precípuo de contribuir para o fortalecimento das ações do projeto. Será uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, na qual serão utilizados como instrumentos questionários, entrevistas semiestruturadas e visitas in loco para observação e coleta de dados.

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