Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DAS REFORMAS EDUCACIONAIS AO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR

Andréa Alcantara Lima Aguiar, Regina Menezes Alves, Leila Pio Mororó

Resumo


Este artigo apresenta o resultado da revisão bibliográfica realizada sobre a relação entre a profissionalização docente e a formação inicial dos professores/alunos das redes públicas que cursaram pedagogia pelo Parfor. O texto contextualiza a reforma do Estado Brasileiro e da educação, os processos que, sob a influência dos organismos internacionais, deram centralidade às políticas educacionais para a formação de professores associadas ao discurso de que somente através da profissionalização destes trabalhadores se obteria melhorias na qualidade da educação. Apresenta considerações sobre as concepções de profissão e profissionalização, as quais, relacionadas com alguns resultados de pesquisa sobre o Plano Nacional de Formação de Professores para Educação Básica, demonstram a incompatibilidade entre o projeto de profissionalização divulgado e a profissionalização requerida no sentido da valorização profissional docente voltada para a melhoria da educação pública.

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