PROCESSOS EDUCATIVOS SUSTENTÁVEIS: BONECAS AFRICANAS E ABAYOMIS
Selma Cristina de Jesus Carvalho, Cristiane Andrade Fernandes, Alexsandra Oliveira Santos, Cristiane Portugal
Resumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar as experiências vivenciadas a partir de processos educativos, desencadeados com a confecção das bonecas africanas e abayomis, através da Arte, com os temas geradores relacionados a Educação Étnico-racial e o Desenvolvimento Sustentabilidade, no Núcleo de Educação Popular: diálogos freireanos-/Ilhéus-Bahia. Nessa perspectiva os membros do Núcleo promovem círculo de cultura, baseados nos princípios freireanos, da dialogicidade, conscientização e amorosidade. Em nosso círculo buscamos incentivar modos de vida, de consumo mais solidários, demonstrando a importância: da reutilização, do reuso e de repensar sobre o descarte de resíduos sólidos no meio ambiente, além de promover o desenvolvimento da economia solidária. A arte realizada com a confecção de bonecas africanas e abayomis, estimulam as relações de fortalecimento da autoestima, o combate ao racismo, o reconhecimento da identidade africana, visando a autoestima das mulheres negras e a superação dos estereótipos construídos na sociedade, contra a população negra. Sabemos que a educação é o único caminho para minimizar os problemas ambientais e os conflitos sociais desumanizantes, porém temos consciência de que este processo só se dará com muitos diálogos reflexivos em prol de uma educação libertadora, legado deixado pelo nosso patrono da educação brasileira chamado Paulo Freire.
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