Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Janaína Alves de Oliveira Serejo, Claudionor Alves da Silva

Resumo


Neste trabalho, temos como foco o desenvolvimento da linguagem escrita pela criança em processo de alfabetização e tem como objetivo discutir, de forma sucinta, acerca da construção e ou desenvolvimento da linguagem escrita pelas crianças. Com o intuito de identificar possíveis dificuldades e limitações em que cada criança se encontra, foram aplicados, em dois momentos, experimentos didáticos com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Nas atividades desenvolvidas, observamos e registramos a maneira como cada uma das crianças reagiu e demonstrou suas habilidades interpretativas e escritas. Nesta experiência, destacamos casos de alunos que não acompanham o nível de desenvolvimento do restante da turma e, com elas, foram aplicadas atividades em um segundo momento que denominamos “intervenção”. A construção deste trabalho se deu com base nos aportes teóricos de Vygostky (2003 e 2010), Luria (2010) e Ferreiro e Teberosky (1999). De acordo com esses experimentos, percebemos que é necessário que o professor conheça o processo evolutivo dos alunos para propor metodologias de trabalho adequadas ao desenvolvimento do grupo e de cada aluno em particular.

 


Texto Completo: PDF