Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PROBLEMÁTICA: RESULTADO DO DIÁGNOSTICO DE LEITURA E ESCRITA

Bruna Bloisi dos Santos, Isabela Castro Almeida, Larissa Valasques Alves

Resumo


O presente texto trata de uma análise de dados coletados em um diagnóstico de leitura e de escrita aplicado na Escola Municipal Rotary, de Jequié- BA, nos dias 28 e 29 de abril de 2018, na sala de 1° ano C matutino, turma que tinha alunos com as idades entre 6 e 7 anos. Logo, esclarecemos que desenvolvemos este trabalho com o intuito de conciliar a teoria e a prática, assim como tentávamos compreender melhor sobre as contribuições teóricas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1986), as quais estudamos durante a disciplina de Alfabetização II, do curso de Pedagogia da UESB. Buscamos compreender em que nível do processo de aquisição da leitura e da escrita estas crianças estavam e como os estudos de Ferreiro e Teberosky (1986) podem contribuir para aprendizagem significativa dessas crianças, sobretudo no que se refere a o processo de alfabetização das crianças. Faz-se importante ressaltar, que após a produção destes dados, retornamos à instituição para desenvolvermos uma intervenção do método sociolinguístico de alfabetização com base nos resultados tabulados e analisados por nós. Este artigo trata apenas do resultado do diagnóstico aplicado, pois fomos minuciosas na análise do mesmo, a fim de que a veracidade da pesquisa seja garantida e utilizada. Diante disso apresentamos os resultados levantados em dois gráficos que apresentam claramente a porcentagem referente aos níveis das crianças, no tocante à aprendizagem da leitura e da escrita. Assim sendo, vale ressaltar que conseguimos obter determinadas respostas por meio de um material digitalizado, isto é, um questionário de atividades elaborado com base nos descritores de alfabetização do 1º ano, que foi elaborado por nós mesmas. Notamos que o período alfabetização é uma fase importante para educação formal das crianças, daí a importância da adoção de uma sistematização deste ensino, de maneira a garantir a efetiva aprendizagem das crianças. 

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