Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PRÁXIS: PARA ALÉM DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA

SONIA REGINA LANDINI

Resumo


Este artigo tem por objetivo pensar a categoria práxis como relação dialética entre teoria e prática, em especial ao pensarmos educação escolar e o trabalho docente frente os enfoques que propõe práxis como ação sobre a prática. Trata-se de trazer argumentos que possam resgatar a compreensão do materialismo histórico sobre essa relação, explicitando suas diferenças com o que na atualidade se denomina prática reflexiva, cujo aporte recai no (neo) pragmatismo. Sinonimamente utilizados, os conceitos de práxis como princípio ontológico do ser social e como prática reflexiva podem levar a equívocos metodológicos nas análises sobre a realidade educacional, incentivando praticas educacionais utilitaristas. Para tanto, recorreremos à compreensão ontológica da prática social, na qual se inclui a educação, resgatando a dinamicidade da práxis educativa como expressão dialética entre teoria e prática.

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