Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PRÁTICAS PEDAGOGICAS NA EJA: A VALORIZAÇÃO DOS SABERES DOS INDIVÍDUOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Daniele Farias Freire, Letícia Souza Lago, Crisdarle Mendes Farias Santos, Micaela Santana Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo compreender de que maneira as práticas curriculares valorizam os saberes dos sujeitos da EJA considerando a ação docente.  Para tanto foi realizado um estudo de caso numa escola pública municipal de Jequié-BA, utilizando-se das observações de aulas, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com discentes, docentes e gestores como dispositivos de pesquisa. As informações obtidas tiveram como referência teórica os autores Freire (1987; 2002; 1978), para discutir a educação crítica a serviço da transformação social; Gadotti (2013), evidenciando a educação de adultos como direito humano; e Macedo (2013) para tratar das contribuições dos atos de currículos. Este trabalho, em sua rigorosidade metodológica, buscou melhor aproximação com a relação teoria-prática, permitindo maior aprofundamento das discussões realizadas durante a disciplina EJA (componente curricular obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a realidade educacional, fomentando nos discentes do referido curso um olhar mais investigativo e crítico-reflexivo diante da temática aqui tratada. Os resultados parciais mostram que se faz cada vez mais necessário refletir sobre novas propostas e metodologias de ensino para a EJA e, ainda, o quanto o currículo escolar deve propor alternativas que valorizem os indivíduos em seus saberes e enquanto sujeitos produtores de cultura. Sugere a necessidade do ensino “revolucionar” suas práticas didático-pedagógicas e abraçar a pluralidade cultural em sala de aula, bem como os saberes dos alunos em seus processos de aprendizagem escolar. 

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