Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MULHERES CAMPONESAS: O QUE REVELAM AS PESQUISAS?

Luma da Silva Gonçalves, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

Resumo


A reflexão apresentada resulta de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou analisar como se dá a organização do Movimento de Mulheres Camponesas no cenário contemporâneo de mudanças socioculturais do Território de Identidade do Sertão Produtivo do Estado da Bahia e descrever as práticas educativas realizadas por e/ou com as mulheres em movimento(s). Este texto apresenta as produções acadêmicas sobre mulheres camponesas no período de 2007 a 2017, cuja finalidade foi estabelecer pontos em comum com as demais pesquisas realizadas nesta área. Para tanto, optou-se pelas investigações científicas que focam em práticas educativas, histórias de vida e atuação da mulher camponesa dentro da comunidade. Por meio do mapeamento bibliográfico foi possível identificar e compreender como os autores discorreram sobre estas temáticas e como foram desenvolvidas suas pesquisas. Além disso, o texto objetiva-se analisar as produções acadêmicas sobre mulheres camponesas, bem como fazer um breve levantamento sobre as pesquisas encontradas a partir da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na biblioteca virtual do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e na biblioteca virtual da UNEB – Campus XII.

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