Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: O SISTEMA UAB E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Jussara Borges da Silva

Resumo


este artigo objetiva compreender o contexto teórico e político que vem pautando os debates acadêmicos no âmbito das políticas de formação de professores e da Educação a Distância (EaD) no Brasil. Aborda algumas reflexões sobre as políticas de formação de professores principalmente a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Busca discutir a legislação que fundamenta as políticas de formação de professores e a Educação a Distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), objetivando compreender o processo de legitimação e regulamentação da EaD por meio do Sistema UAB como importante setor para o fomento e a implantação da política nacional de formação de professores. Por fim, sinaliza que o Sistema UAB se configura como uma importante política nacional de formação de professores que oportuniza a formação superior a milhares de pessoas nos mais diversos cantos do país, além de constituir, para parcela significativa da população, provavelmente a única oportunidade de acesso ao ensino superior.

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