Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PROJETO DE ESCOLARIZAÇÃO PÉ NA ESTRADA.

Rodrigo Guedes de Araújo

Resumo


O presente é fruto do projeto de pesquisa que tratou das políticas de educação de jovens e adultos do campo, pelo programa de mestrado profissional em Educação de Jovens e adultos – MPEJA/UNEB. Este teve como objetivo compreender como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e as políticas públicas de educação têm contribuído para garantia do direito e a acesso a educação dos jovens e adultos do campo, bem como analisar as contribuições deste programa na superação do analfabetismo no Bahia. Aborda-se também a trajetória histórica social e educacional desta política destinada aos povos do campo. Neste contexto abordaremos algumas categorias teóricas fundante na compreensão da temática estudada, sendo elas: Sobre Movimentos Sociais Gohn (2011), Sader (2006), Freire (1979); Teodoro & Jezine (2011); Políticas Públicas Souza (2003); Educação do Campo Caldart (2013), Molina & Jesus (2004), Arroyo (1999), Mançano (2008) e Batista (2011); Educação de Jovens e Adultos Freire (1981, 2095), Soares (2002) e Paiva (1995) Metodologia da Pesquisa: Ludke e André (1986), Minayo ( 1994) e Brandão (2006). Quanto ao método de pesquisa como parte fundamental na elaboração e/ou produção do conhecimento trouxe para esta dissertação uma abordagem qualitativa, e na forma de Pesquisa Participante. Dessa maneira, fica bastante evidente que o Projeto na Pé na Estrada contribuiu de forma elucidativa para a formação e escolarização de jovens e adultos do campo alfabetizando assim, centenas de jovens e adultos, garantindo a eles direito de acessar outros níveis de escolarização


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