Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS: O PROGRAMA PACTO/PNAIC NO MUNICÍPIO DE GANDU-BA

Fernanda Santos Brasil de Miranda, Roziane Aguiar dos Santos

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a estrutura do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PACTO/PNAIC) no município de Gandu, referente ao ano de 2017. A breve discussão sobre o programa no município, refere-se à formação de professores alfabetizadores e sua contribuição na melhoria do ensino nas turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental anos inicias. A pesquisa é de natureza qualitativa, para comprovação de dados buscou-se analisar um relatório (arquivo municipal) do ano de 2017. Contudo, percebemos que desde a implantação do programa PACTO/PNAIC houve avanços significativos no que diz respeito ao processo de alfabetização e letramento, como também melhorias na qualidade do ensino, um maior empenho por parte dos coordenadores, gestores e professores na oferta de uma educação de melhor qualidade. 

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