Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA

Lucas Masteguin

Resumo


Esta pesquisa tem foco no planejamento educacional denominado Plano de Ações Articuladas [PAR] que foi desenvolvido através do Plano de Desenvolvimento da Educação [PDE], instituído a partir do decreto 6.094 de 2007. O PAR tem como objetivo estabelecer metas e concretizar ações educacionais de forma plurianual nos municípios, contando com a participação do estado, assistência técnica do Ministério da Educação e a participação de diferentes atores sociais por meio do comitê local para a formulação do PAR, porém há fatores que incidem no processo deste planejamento, assim sendo, o objetivo desta pesquisa é analisar a formulação do Plano de Ações no município de Araraquara. A metodologia consistiu na leitura do PAR 2011/2014 para detectar as necessidades de planejamento nesse período e o PAR 2016/2019 para captar, utilizando entrevistas e questionários, a opinião dos membros responsáveis pela formulação do PAR. Um dos fatores identificados foi à ausência de compartilhamento de informações da Secretaria de Educação com relação ao andamento das metas idealizadas e concluídas junto à comissão local. Desse modo, é essencial compreender que um planejamento em conjunto, só é possível, quando há mobilização social, um dos objetivos maiores do PAR. 

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