Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PIBID DE GEOGRAFIA: RELATO DAS EXPERIÊCIAS VIVENCIADAS NO COLÉGIO ESTADUAL ABDIAS MENEZES E SUAS CONSTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA

Manoel Braz Souza de Carvalho, Débora Costa Assunção, Adriana David Ferreira Gusmão, Karen Cristine Rodrigues Monteiro

Resumo


O presente artigo estrutura-se em forma de relato de experiência por meio das vivências de bolsistas ID’s do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O mesmo apresenta conhecimentos e saberes adquiridos pelos licenciandos através da experiência prática e realização de atividades realizadas durante o segundo semestre do ano de 2018 até o mês de março de 2019 no Colégio Estadual Abdias Menezes (CEAM). O PIBID tem como objetivo principal elevar o grau profissionalismo docente dos alunos dos cursos de licenciatura por meio da integração da educação superior com a educação básica a partir do momento em que antecipa o contato dos graduandos com os corpos discentes e docentes das escolas da rede pública ainda na primeira metade do curso. Assim, inseridos neste programa, o bolsista desenvolve habilidades que possibilitam o desenvolvimento da prática docente. Portanto, vivenciando e experimentando o contexto do CEAM, apresentamos os resultados e o impacto gerado nos participantes durante este período, com finalidade de expor a importância deste programa para a formação docente. 

Texto Completo: PDF