Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PERFIL SOCIO-ECONÔMICO-CULTURAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL SÁ NUNES

Ferdinand Martins da Silva, Brenda Moraes de Oliveira, Darlan Pinheiro Lessa Alves, Danielle Ribeiro dos Santos

Resumo


O artigo apresenta uma análise dos dados obtidos por meio de um questionário aplicado nas turmas 1° ano B, 2° ano A e 3° ano A do Colégio Estadual Sá Nunes, situado em Vitória da Conquista (BA), pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de avaliar a realidade social, cultural e familiar dos estudantes, a fim de facilitar a relação dos mesmos com a física, conjuntamente, com os professores e bolsistas, visto que , a dificuldade nesta matéria ( relatada por alguns alunos) surge pela falta de tempo de estudo em casa, pois alguns deles exercem atividades remuneradas em turnos opostos ao horário escolar. O questionário foi elaborado pelos alunos do subprojeto[1] de física da UESB de Vitória da Conquista, tendo como coordenador o professor Ferdinand Martins da Silva.

[1] Subprojetos são grupos criados com um tema a ser levado às escolas e discutido nas Instituições. Um curso de matemática, por exemplo, pode ter como subprojeto “História da Matemática”, ou um curso de filosofia tratar sobre “estética”. Esses subprojetos estão sob a alçada de um coordenador, docente da Instituição de Ensino Superior participante. É responsabilidade do mesmo averiguar propostas, relatórios, análises e presenças de supervisores e discentes, dentre outras atribuições.

 


Texto Completo: PDF