Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PERFIL DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Wallace Sousa Cruz, Hétone Rodrigues Rocha, Igor Andrade Santos, Carmem Virgínia Moraes da Silva

Resumo


O presente trabalho objetivou analisar o perfil da atuação da (o) psicóloga (o) escolar/educacional em Vitória da Conquista - Ba e vincula-se a uma pesquisa mais ampla, de cunho qualitativo, desenvolvida no âmbito do componente curricular Psicologia e Educação, do curso de bacharelado em Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, que teve como modus operandi o ensino com pesquisa. Como objetivos específicos a pesquisa se propôs a identificar quais os focos de atuação desses profissionais e compreender o paradigma que orienta seu exercício profissional. A pesquisa de campo teve como participantes 03 psicólogas que atuam em distintos espaços. Uma desenvolve suas atividades em um cursinho pré-vestibular e as outras duas trabalham em escolas privadas de educação infantil e ensino fundamental. Como procedimento de pesquisa foi empregada uma entrevista semiestruturada, gravada em áudio. O material transcrito constitui o corpus de análise deste estudo, a qual está sendo conduzida à luz dos pressupostos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que as entrevistadas apresentaram uma atuação que se estrutura nos quatro focos de intervenção do psicólogo escolar/educacional propostos por Andrada (2005a). Ademais, se aproximaram de um paradigma mais circular e sistêmico, com práticas preventivas e se distanciando de um pensamento linear.

Texto Completo: PDF