Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PASSAPORTE PARA OUTRA REALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EMPATIA E APRENDIZAGEM EM REALIDADE VIRTUAL

Viviane Cristina Marques

Resumo


Impulsionado pela tecnologia de Realidade Virtual e a necessidade de conhecer sobre o autismo, este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido no Memorial da Inclusão em São Paulo, Brasil, durante a Virada Inclusiva de 2018, com visitantes no dia da interação. O objetivo do trabalho foi promover a empatia para com a visão dos autistas em um local público com estímulos visuais e auditivos. Participaram da experiência, visitantes do Memorial de ambos os sexos, com idades distintas e diferentes perfis profissionais e educacionais. Foram realizadas experiências em um vídeo 360° durante quatro horas de interação no Memorial. Antes da produção da mídia foi realizada uma pesquisa netnográfica em grupos de mães de autistas, autistas, além de estudarmos os espectros do autismo e como se sentem e/ou veem nos diferentes lugares. Foram levantadas as principais visões que uma criança de 10 anos com autismo tem ao visitar o Memorial com utilização de estratégia participativa, associados a vários recursos didáticos. As visões foram decodificadas através de efeitos de Realidade Virtual para que os visitantes pudessem imergir no mundo do autista e a compreensão sobre a experiência foi relatada pelos visitantes através de escritos e/ou oralmente. A experiência permitiu a empatia, além de proporcionar aprendizagens significativas para a população e para os professores sobre o autismo.

Texto Completo: PDF