Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O OLHAR DA CRIANÇA

Magna Melo Viana, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Tatyanne Gomes Marques

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar as práticas significativas de alfabetização na perspectiva do letramento na ótica de crianças que provêm dos meios populares que estão no 3º do ensino fundamental da Escola Municipal Vereador João Farias Cotrim no município de Guanambi, Bahia. Adotou-se uma metodologia qualitativa e dentro desta perspectiva o estudo de caso. Para recolha dos dados, utilizou-se: desenho infantil conjugado à oralidade. Ouviram-se as crianças deste estudo para saber o que tem sido significativo nas práticas de alfabetização. Dentre as práticas percebidas, têm-se: diversidades de metodologias; os diferentes tipos de leitura sendo a compartilhada, a individual, a Contação de história; escrita voltada para a espontaneidade, para a autoria e para a livre expressão, como a escrita de textos espontâneos; a diversidade de gêneros textuais. Percebeu-se que as práticas ressignificadas e valorizadas pelas crianças são as que lhe permitem ser sujeitos ativos e cognitivos no seu processo de aprender. Por fim, espera-se com os dados coletados e as reflexões construídas, possa de fato compreender o processo de alfabetização e letramento a partir do olhar da criança. E que dessa forma este estudo subsidie os interessados pela temática e principalmente professores alfabetizadores

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