Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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TREZE ANOS DEPOIS: IMPACTOS DO PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI-BA

Antônio Nunes Santana, Tatyanne Gomes Marques

Resumo


O objetivo do atual trabalho é analisar como se deu o processo de “nucleação” das escolas rurais no município de Guanambi e seus principais impactos após treze anos do referido processo. Para isso, o estudo tomou por base o levantamento das produções sobre o tema no contexto do município de Guanambi – BA, especialmente, aquelas disponíveis na biblioteca do DEDC/ Campus XII da UNEB. Também realizou a análise documental de Leis, Resolução e Decreto que tratam do Sistema de Nucleação Escolar da Rede Municipal de ensino de Guanambi, assim como do Plano Municipal de Educação (Lei municipal nº. 951 de 17 de junho de 2015) no que se refere às metas e estratégias para a educação do campo. Por fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diferentes sujeitos que vivenciaram e vivenciam o processo de nucleação das escolas no contexto estudado. Ao concluir, fica explícito que o que ocorreu em Guanambi foi o fechamento/ extinção das escolas rurais e não a nucleação como foi tratada até o momento.


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