Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIREANA PARA PENSAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA

Lilian Moreira Cruz, Lúcia Gracia Ferreira

Resumo


Este artigo é resultado de profícuo estudo dos princípios da Pedagogia Freireana para pensar a Educação Especial na perspectiva Inclusiva. A trajetória de Paulo Freire na educação foi marcada por inúmeras experiências de lutas para eliminar o preconceito, a discriminação e a segregação. Sabe-se que o pensamento freireano possibilita ver na formação docente o lugar da pesquisa, da criticidade, do respeito aos diferentes saberes e modos de aprender, da ética, do diálogo, da autonomia, da generosidade, da esperança, da humildade científica, da rejeição de qualquer forma de discriminação, da reflexão crítica sobre a prática, do reconhecimento e a assunção da identidade cultural, da consciência do inacabamento, enfim, que ensinar é uma especificidade humana e precisa estar alicerçada no princípio político, axiológico, gnosiológico e epistemológico. É na formação inicial e continuada de professores/as possíveis caminhos epistemológicos capazes de orientar a construção de uma práxis pedagógica autêntica, colaborativa, democrática e emancipatória, a partir das reflexões teóricas, tão bem situadas, provocadas por Paulo Freire em suas diversas obras. Nesse ínterim, inserir o pensamento freireano no campo da Educação inclusiva é explorar a magnitude de seus ensinamentos, quando ele afirma que ensinar exige coragem para correr risco, para muitas vezes, recomeçar do zero e se arriscar em novos desafios tão necessários a prática educativa. 

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