Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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OS LAÇOS E OS NÓS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA: DIMENSÕES DA PROFISSIONALIZAÇÃO

Adriana David Ferreira Gusmão

Resumo


O presente artigo é fruto da pesquisa sobre formação de professores, realizada com os estudantes do VII e VIII semestres da licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista/BA. Entre as muitas linhas da tessitura apresentada no texto que segue estão os” nós” sobre a práxis estruturada nas atividades de estágio ou de efetivo exercício profissional; o trabalho escolar idealizado; a percepção sobre a profissão e a preparação para adotar uma cultura profissional; o papel dos professores do curso e das escolas na formação docente e o aprendizado derivado das dimensões dos relacionamentos entre os colegas de universidade. A metodologia utilizada para a realização do trabalho fundamentou-se na pesquisa qualitativa de cunho exploratório, visando a aproximação do pesquisador com o problema, explicitando-o para refutar ou confirmar hipóteses. Foram realizados: levantamento bibliográfico; aplicação de questionários com o público alvo; análise das informações coletadas e elaboração das considerações entrecruzadas por teoria. Foram pesquisados 32 estudantes do VII e VIII semestres do curso de Pedagogia, portanto, todos com mais de 75% da carga horária total do curso cumprida e com menos de 25% dos componentes curriculares a serem cursados para a conclusão dos estudos. Os estudantes pesquisados têm entre 20 e 54 anos de idade e totalizaram 32 estudantes, sendo 30 mulheres e 2 homens. O perfil dos estudantes pesquisados é descrito nesse trabalho, além dos aspectos que estão tecendo o fazer docente que representará, na prática cotidiana, todo o universo envolvido na formação.

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