Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OS JOGOS PEDAGOGICOS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DA LEITURA E ESCRITA

Elivânia Barbosa Oliveira, Talita Tales Oliveira, Susane Martins da Silva Castro, Gisele Ferreira de Amorim

Resumo


Este artigo visa apresentar a pesquisa em estágio realizada no componente curricular Pesquisa e Estágio III, anos iniciais Ensino Fundamental, compreendendo o Ensino Fundamental como etapa importante da Educação Básica, com a finalidade de valorizar as situações lúdicas de aprendizagem através da articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Assim, a pesquisa realizada tem um viés qualitativo, norteado a partir da pesquisa-ação e tem como objetivo central compreender a importância do uso de jogos pedagógicos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita de alunos do 3º ano “B” do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Riacho de Santana. Os resultados identificaram que os jogos pedagógicos estimulam no desenvolvimento de aprendizagens das crianças. O estudo revelou que as praticas dos jogos realizados foram satisfatórios e positivos, pois, os sujeitos envolvidos demostraram um comportamento diferenciado com a inserção de jogos pedagógicos na práxis diárias dentro da sala de aula, estimulando assim para seu processo de aprendizagem das habilidades da leitura e escrita.

Texto Completo: PDF