Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA TURMA DE 5° ANO

Crislane Vicente da Silva, Gleiciane Batista da Silva, Gisele Amorim, Susane Martins de Castro

Resumo


O presente artigo fruto da Pesquisa em Estágio III: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo pautou-se em analisar as contribuições dos gêneros textuais como forma de auxilio para o desenvolvimento de atividades de diversas disciplinas e de como isso auxilia no desenvolvimento integral da criança, pensado na perspectiva da interdisciplinaridade, nos possibilitou discutir questões pertinentes ao desenvolvimento das crianças do 5° ano, entendendo que tal metodologia pode auxiliar em um interesse maior da criança, pelos trabalhos e tarefas escolares. O trabalho foi construído com base na pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um projeto de intervenção, que teve como instrumentos para coleta de dados a observação e diário de campo, para melhor aproveitamento das informações coletadas. Os teóricos que subsidiaram as discussões foram: Pimenta (2006), Brandão (2001), Schneuwly (2004), Marcuschi (2008).

Texto Completo: PDF