Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES

Luciana Amorim de Oliveira, Carmita Luzia Tomaz, Maiane Fonseca Santos, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Resumo


Para se aprofundar nas questões que envolvem o processo de ensino e aprendizagem é importante discutir a formação docente, pois o percurso formativo revela as possíveis práticas e posturas assumidas pelos professores em sala aula, de forma a delinear o processo de ensino e aprendizagem, pois entende-se que é por intermédio do professor que os elementos fundamentais do ensino e aprendizagem (relação professor e aluno, meios didáticos-pedagógicos e concepções de educação e ensino) vão se estruturando. A postura assumida pelo docente no cotidiano da sala de aula e as concepções acerca do ensino e da ciência com a qual trabalha são determinantes para a construção do conhecimento do aluno. Assim, este artigo apresenta reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a formação docente em uma perspectiva histórica, no sentido de delinear seu percurso e evolução, assim como aspectos que abrangem as práticas dos professores em sala de aula e os efeitos desses elementos no processo de aprendizagem dos alunos.

Texto Completo: PDF