Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO NÚCLEO DE AÇÕES INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Marcos Carvalho Pacheco, Claudio Pinto Nunes

Resumo


A Constituição Federal (1988), juntamente com a LDB garantem no corpo da lei o acesso de pessoas com qualquer necessidade especial a inclusão em todos os níveis educacionais, desde o ensino básico até o ensino superior. Em decorrência, verifica-se a importância de se criar nas instituições de ensino, sobretudo nas de Ensino Superior uma  estrutura adequada que possibilite o acesso e permanência dessas pessoas.  A   pesquisa (ainda em andamento) intitulada: “Os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam no Núcleo de Ações inclusivas para pessoas com deficiência na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia”, tem como objetivo identificar as circunstancias concernentes às condições de trabalho pontuais e recorrentes, que são capazes de afetar diretamente o desempenho desses profissionais, e em consequência, venham dificultar ou até mesmo inviabilizar o processo de inclusão e acessibilidade tal como estabelecido em lei.


Texto Completo: PDF