Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR

Márcia Lima Xavier

Resumo


O presente artigo consiste num estudo de natureza qualitativa e exploratória sobre “Os desafios da inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular, realizado na Escola Municipal Dr. Joaquim Marques Monteiro no município de Jequié-Ba. Ao estudar essa temática o objetivo foi identificar quais os desafios a escola vem enfrentando para consolidar a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar. Para isso, foi elaborada revisão bibliográfica a fim de conhecer o processo da inclusão . Em tempo, é importante ressaltar que foi utilizado como referencial teórico: A Declaração de Salamanca e Lei de Diretrizes e bases.  Assim, este estudo justifica-se pelo fato da educação ser direito de todos e dever do Estado e, que no âmbito municipal encontra-se representada pelas escolas, as quais têm a responsabilidade de atender todos com qualidade, sem distinção da raça, da religião ou posição social. A educação inclusiva baseia-se numa  teoria com  longa e bem estruturada caminhada, mas na sua prática esta, ainda, tem  muito que alcançar, pois apesar de a escola ter pessoal especializado para o auxílio no ensino regular, ainda falta à compreensão dos educadores desse ensino regular e, por fim uma carência de vontade e comprometimento da sociedade como um todo para que a inclusão aconteça no seu sentido mais amplo. 

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