ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA RELAÇÃO PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: OLHARES AMPLIADOS, CAMINHOS POSSÍVEIS
Lívia Maria Santos Chaves, Cristiano Santos da Cruz, Maíra Gomes da Silva, Carmem Virgínia Moraes da Silva
Resumo
O presente trabalho objetiva partilhar uma intervenção proposta no componente curricular Psicologia e Educação, do 5º semestre do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Realizamos um processo de orientação profissional com uma turma de 9º ano de uma escola municipal, com ancoragem teórica e metodológica na perspectiva sócio-histórico-cultural. Desta forma, desenvolvemos a intervenção partindo das realidades dos sujeitos e ampliamos a consciência dos mesmos acerca destas, como uma prática de promoção de saúde, verificando desde as demandas existentes até as possibilidades de reflexão e intervenção. Metodologicamente, realizamos o contato inicial com a direção e coordenação escolar, com posteriores encontros com a turma, com foco na apresentação, levantamento de interesses, apresentação dos níveis e modalidades educacionais, assim como das instituições e possibilidades na cidade; além disso foi feita uma apresentação e distribuição de folders informativos sobre as instituições expostas. Ao final do processo consideramos que há grande carência de atividades na escola quanto a ações específicas que movimentem esses estudantes nas questões de decisões, reflexões e escolhas, pois foi evidenciada a demanda da turma de conhecimento acerca das modalidades de ensino disponíveis e ingresso nas mesmas. Mesmo com um número reduzido de encontros devido às limitações da dinâmica escolar, considerou-se que a prática possibilitou a orientação e reflexão acerca desse momento de saída da Educação Fundamental II e suas possibilidades futuras, frente às possibilidades concretas das realidades dos estudantes foco da intervenção.
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