Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO PRÁTICA ESCOLAR: CONHECER POSSIBILIDADES, PREVER DESAFIOS

Ingrid Pina Freitas, Bruna Ramos Leite, Carmem Virginia Moraes da Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo relatar uma prática de orientação profissional com uma turma do 9º ano do Educação Fundamental II, com intuito de desencadear nesses sujeitos uma reflexão sobre o processo da escolha profissional, além de apresentar as diversas possibilidades durante essa transição entre ensino fundamental e ensino médio. A atividade foi desenvolvida como prática de um componente curricular do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Vitória da Conquista. Considerando os sujeitos como seres sociais, históricos, ideológicos e subjetivos, entendemos que há, portanto, um processo de escolha e a orientação profissional tende a proporcionar ao indivíduo uma reflexão sobre as motivações que desencadeiam as escolhas, além dos objetos e fenômenos que possuem significados afetivos, sendo eles positivos ou negativos, que permeiam a vida do aluno, além de possibilitar uma visão crítica acerca da realidade social e histórica presente cotidianamente em seu contexto. A partir de encontros previamente agendados com a escola e a turma, foi possível analisar e debater sobre temas que permeiam a orientação profissional com os adolescentes e salientar o (re)conhecimento desses sujeitos no espaço escolar em que estão inseridos, além de (re)afirmá-los como autores de suas escolhas. A partir da perspectiva sócio-histórico-cultural delineamos uma proposta de orientação profissional alternativa aos tradicionais testes vocacionais comumente utilizados na orientação profissional no contexto escolar.

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