Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ONDE ESTÃO AS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL? REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROINFÂNCIA

Leila Lôbo de Carvalho, Leila Pio Mororó

Resumo


Procuramos neste trabalho identificar como está organizado o atendimento da Educação Infantil em um município baiano. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a análise documental com base nos dados do Educacenso. As reflexões tecidas tomam como referência a perspectiva teórica-metodológica do Materialismo Histórico Dialético. Entre os resultados, o estudo aponta que no contexto de obrigatoriedade de matrículas de crianças a partir de quatro anos muitos municípios, para atenderem essa demanda, adaptaram salas anexas em escolas de Ensino Fundamental. Nesse cenário, o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) ganha relevância por construir e equipar com verbas da União escolas para atender especificamente a Educação Infantil.

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