Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OFICINAS PEDAGÓGICAS COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXIVIDADE DA PRÁTICA E COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS

Ediênio Vieira Farias, Grace Itana Cruz de Oliveira, Junio Batista Custódio

Resumo


Este artigo sintetiza uma das ações educativas do IF Baiano/Campus Bom Jesus da Lapa, realizada em 2015, que envolveu 35 (trinta e cinco) professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), atuantes na rede municipal de educação do município de Bom Jesus da Lapa – Bahia. A proposta teve como objetivo principal reconhecer o contexto educativo da EJA e apresentar novas possibilidades de atuação docente, buscando construir, por meio da pesquisa-ação, práticas de ensino que atendam as necessidades formativas dos jovens e adultos estudantes. O projeto foi desenvolvido através de oficinas pedagógicas temáticas, as quais foram ao encontro da pedagogia progressista-libertadora freireana, relacionando-a à especificidade didático-pedagógica da EJA. A realização desta pesquisa permitiu a reflexão de um ensino contextualizado na modalidade, abordando temas sociais relevantes e aspectos socioeconômicos/culturais dos educandos, o que favoreceu uma formação crítica e reflexiva dos sujeitos-professores envolvidos. 

Texto Completo: PDF