Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O USO DE PLANTAS NO CANDOMBLÉ COMO TEMA GERADOR PARA ABORDAGEM DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Alex William Sanches, Anderson Marques de Oliveira

Resumo


Este trabalho propõe a utilização do tema gerador “O Uso de Plantas no Candomblé”, enquanto possibilidade pedagógica, para o desenvolvimento de uma abordagem contextual da História e Cultura Afro e Afro-Brasileira no ensino de Química Orgânica. Para tanto, buscou-se o desenvolvimento do conteúdo de Funções Orgânicas no contexto fitoquímico das plantas do axé, viabilizando a discussão da temática “História e Cultura Afro e Afro-Brasileira”, conforme ordenamento da Lei n˚10.639 e princípios humanísticos da Resolução CNE/CP n˚ 1/2012. O método de pesquisa caracterizou-se como sendo exploratório, recorrendo-se à revisão bibliográfica e à análise documental. Através da utilização das estruturas dos metabólitos secundários, presentes nas plantas do Candomblé, é possível identificar diversas funções orgânicas e criar possibilidades de imersão em outros saberes (místico, ritualístico e curativo), os quais traduzem a história, a cultura e o conhecimento do povo negro preservados ao longo do tempo. Este tipo de abordagem atende requisitos legais e contribui para efetivação de uma educação para a cidadania, garantindo que o ensino de Química seja realizado a partir de contextos sociais, políticos, econômicos e tecnológicos, possibilitando interrelações da Química com diversas etnociências. Além disto, a valorização deste conhecimento corrobora para dissipar teorias racistas a respeito da suposta inferioridade de determinados grupos humanos em relação a outros, no que se refere à capacidade de desenvolvimento de saberes em suas sociedades.

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