Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Giovani Luz Andrade, Jean Barbosa Pessoa, Ferdinand Martins da Silva, Walmir Belinato

Resumo


O presente trabalho relata uma experiência realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com estudantes do 2° ano do curso médio-técnico de uma instituição pública, a qual consistiu em demonstrar por meio de Experimentos de Baixo Custo, conteúdos desenvolvidos em sala de aula, visando melhorar o desempenho e o interesse dos alunos em Física. Após a formação de grupos foi realizada a construção de experimentos sobre os conteúdos de Oscilações e Ondas, a exemplo de um Pêndulo Simples e um Oscilador Massa-Mola com o objetivo de determinar um valor aproximado da gravidade local e um valor aproximado da constante elástica da mola. Posteriormente, os alunos fizeram a apresentação constando de uma introdução teórica, equações utilizadas, o experimento em funcionamento e a forma de obtenção e apresentação dos resultados. Em seguida, foi aplicado um questionário abordando aspectos sobre o conteúdo estudado, a aplicação e a utilidade das ferramentas construídas, com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos e também a metodologia de ensino utilizada. Os resultados mostraram que houve um bom desempenho dos alunos, tanto na assimilação dos conteúdos didáticos, na construção e apresentação dos experimentos, quanto na avaliação aplicada, o que nos leva a afirmar que a experimentação pode se constituir uma ferramenta importante para o ensino de Ciências, em particular de Física.

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