Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O TRABALHO DAS ESCOLAS COM AS QUESTÕES RACIAIS: O QUE DIZEM AS MÃES E AS LIDERANÇAS QUILOMBOLAS

Érica Samily Silva Teixeira, Dinalva de Jesus Santana Macêdo

Resumo


Este artigo objetiva refletir sobre a percepção das mães dos alunos e das lideranças da comunidade quilombola de Queimadas, a respeito do trabalho de três escolas municipais, situadas em Mutãs, distrito de Guanambi/BA que atendem alunos dessa localidade. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa com viés etnográfico. Utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, observação de eventos e diário de campo, a fim de coletar informações pertinentes sobre a temática. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados sinalizaram o distanciamento entre as escolas e a cultura local, pois os moradores são convidados ao ambiente escolar apenas em eventos pontuais e reuniões para tratarem do comportamento dos estudantes, desconsiderando as especificidades de Queimadas. Portanto, através do olhar das mães e dos líderes sobre o trabalho das escolas com as temáticas raciais, evidencia-se que os currículos e práticas pedagógicas não dialogam com as vivências, lutas, culturas e histórias dos quilombolas. A pesquisa também aponta a necessidade de uma escola na comunidade que traga a essência de uma educação escolar quilombola, valorizando seus costumes, valores e hábitos.


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