Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE RUY BARBOSA

Rebeca Bispo Oliveira, Terciana Vidal Moura

Resumo


O trabalho aqui desenvolvido foi resultado de uma pesquisa desenvolvida no Componente Avaliação e Educação do Campo do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Teve como objetivo apresentar uma análise sobre a avaliação da aprendizagem na Escola Municipal, localizada no munícipio de Ruy Barbosa, Bahia, dando ênfase à influência deste processo para o ensino aprendizagem, também no sentido de captar a acepção de avaliação na dimensão da escola, professor e aluno, para mais problematizando as práticas de avaliação aos sujeitos do campo. Para efetivação deste trabalho foi realizada uma pesquisa de campo na instituição referenciada, por meio de questionários e entrevistas junto ao corpo docente e diretoria, como também aos alunos da turma do 9º B, além de levantamentos teóricos referente ao assunto discutido e dados junto a Secretária Municipal de Educação. A pesquisa permitiu-se então um novo olhar para o ato de avaliar e sua importância no ambiente escolar para a transformação social dos estudantes e a qualidade das práticas de ensino e o aprendizado. 

Texto Completo: PDF