Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O POLÍTICO NAS RELAÇÕES DE SENTIDO: UMA ANÁLISE DOS SENTIDOS DE PROFESSOR EM MEMES, SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO

Lívia Cristina de Souza Sigliani, Érica Costa Rêgo, Sabrina Santos Barros, Adilson Ventura

Resumo


Pretendemos, neste trabalho, discutir por meio da análise de quatro memes selecionados de uma página do Facebook, a questão do político nos sentidos de professor, sob a perspectiva teórica da Semântica do Acontecimento, teoria semântica enunciativa que parte do pressuposto da enunciação como um acontecimento de linguagem que produz sentido a partir de uma relação do sujeito com a língua, sendo essa relação considerada prática política, pois instaura o conflito no centro do dizer. Os sentidos não são fixos nem estanques, pois são constituídos na enunciação, isto é, em cada acontecimento de linguagem, e, não são transparentes, pois o sujeito não tem controle sobre os sentidos. Para tanto, realizaremos nossas análises a partir dos próprios procedimentos enunciativos da teoria. Partindo da premissa do político como conflito, nossa hipótese é a de que os sentidos de professor não remetem somente ao lugar do profissional e que em quanto que sentidos de prestígio são constituídos, sentidos de desvalorização também são percebidos nesses enunciados. Como resultado, percebemos a presença constante do conflito de sentidos em nossas análises.

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