Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA EDUCATIVA

Marcolino Sampaio dos Santos, Jaciara de Oliveria Sant’Anna, Mauri de Castro Azevedo, Rogério Santos Sales

Resumo


O Planejamento  é uma das atividades principais       que antecede o trabalho pedagógico, administrativo  ou até mesmo a gestão financeira de uma instituição educacional. Quanto mais se planeja e de melhor qualidade for o planejamento, menor é o custo e maior será o êxito das ações. Partindo desse princípio,  este  estudo tem por objetivo elencar a importância do planejamento para a prática educativa. Para tanto, irá abordar conceitos acerca do planejamento, concepções e funções relacionadas ao ato de planejar, destacando o quanto é necessário que o professor planeje suas ações proporcionando espaços no cotidiano escolar para observar os educandos e compreendê-los de maneira ampla, almejando a construção de conhecimentos. Para isso, utiliza-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, com respaldo nas ideias de autores como: (LIBÂNEO, 2013), (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001), (PADILHA, 2007), (VASCONCELLOS, 2010), entre outros autores que debatem a temática. Sendo assim, os resultados desta pesquisa apontam para a reflexão do papel fundamental do planejamento para a ação educativa, assegurando uma aprendizagem significativa.  


Texto Completo: PDF