Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O PIBID NOS ANAIS DA ANPED E DO EPEN (2010-2017): EM BUSCA DE UM OLHAR TEÓRICO-METODOLÓGICO A PARTIR DA FENOMENOLOGIA SOCIOLÓGICA

Silvia Janaina Silveira Gomes, Nilma Margarida de Castro Crusoé

Resumo


Esta pesquisa se trata de um estado da arte elaborado como parte de nossa dissertação de mestrado e teve como objetivo averiguar como o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – tem sido tratado nas pesquisas produzidas e divulgadas nos anais da ANPED e do EPEN, no recorte temporal entre os anos de 2010 e 2017[1], no intuito de verificar se há produções científicas desenvolvidas a partir da perspectiva teórico-metodológica da Fenomenologia Sociológica. Para tanto, buscamos nos anais da ANPED e do EPEN o objeto PIBID a fim de compreender as perspectivas de tratamento teórico-metodológico que lhe foram dadas. Foram encontradas três (03) publicações no GT 08 (Formação de Professores) da ANPED do ano de 2015, uma (01) publicação no eixo 06 (Formação de Professores) na regional Sul da Anped em 2016, nove (09) publicações no GT 08 (Formação de Professores) e uma (01) no GT 11 (Política de Educação Superior) da regional nordeste (EPEN) da ANPED em 2016. Os resultados apontam que o PIBID foi tratado a partir de pesquisas autobiográfica, documental, narrativa, descritiva, estado da arte, pesquisa-formação, relato de experiência, pesquisa qualitativa de natureza empírica, levantamento teórico, pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico e abordagem etnometodológica, mas em nenhuma das pesquisas foi encontrado o tratamento teórico-metodológico da Fenomenologia Sociológica.

 


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