O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: O CASO DA UESB CAMPUS DE JEQUIÉ – BAHIA
Jéssica dos Santos de Jesus, Nandyara Souza Santos
Resumo
Este artigo comunica parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo identificar o papel do PIBID na formação de professores, dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB, campus de Jequié-BA, tendo como objeto de estudo o papel do PIBID na formação de professores. O campo empírico escolhido para a investigação em epígrafe foi uma instituição situada no interior da Bahia. A investigação contou com os suportes teóricos de Veiga (2009), Tardif (2007); Pimenta e Anastasiou (2002), além de consultas aos textos oficiais, legislação e artigos. Partimos da seguinte questão de pesquisa: de que forma as ações do PIBID contribuem para a formação docente, dos licenciandos do curso de Pedagogia, da UESB campus Jequié-Bahia? Tivemos como objetivos específicos: a) identificar o papel do PIBID na formação de professores; b) conhecer as concepções de docência e formação que emergem das atividades realizadas pelos alunos do PIBID/Pedagogia e c) analisar as dificuldades encontradas pelos licenciandos do curso de Pedagogia ao iniciarem os trabalhos na instituição educacional no qual funciona o Programa. Colaboraram com esta investigação 18 bolsistas do referido programa. Utilizamos como instrumento de recolha dos dados o questionário. Como resultados alcançados, notamos que o PIBID é visto pelos licenciandos como uma “terceira formação pedagógica para a docência” possibilitando aos mesmos superarem as lacunas que existem na formação inicial do curso de Pedagogia, deixadas pelo currículo da instituição na qual estudam.
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