Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA (PCE) E A APRENDIZAGEM HISTÓRICA

Tiago Brunelli Alves Brito, Maria Cristina Dantas Pina

Resumo


Esse artigo tem etextocomo objetivo apresentar os resultados da pesquisa em nível de mestrado acadêmico em Educação sobre o material didático denominadochamado Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura”, base de divulgação e concretização do pProjeto estruturante da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC  BA) intituladochamado Programa Ciência na Escola (PCE). Pretendeu-se demonstrar a possibilidade da aprendizagem histórica e da interdisciplinaridade por meio deste material. A pesquisa teve como escopo principal investigar a Teoria da História e o Conhecimento Histórico no material didático do PCE fundamentando-se principalmente na Teoria da História de Jörn Rüsen e em autores que com ele dialogam. Buscou-se compreender se o material didático pesquisado pode proporcionar a aprendizagem histórica no bojo da educação histórica e do conceito de consciência histórica proposto por Rüsen para os alunos baianos da educação básica. Conclui-se que o material didático pesquisado se enquadra no âmbito das políticas públicas de viés neoliberal com aporte didático-pedagógico e epistemológico das Ciências Naturais e calcado no tecnicismo. O material desconsidera a perspectiva da aprendizagem histórica não trabalhando conceitos históricos, fontes históricas e evidências históricas, portanto não possibilitando aos discentes pensar historicamente, ou seja, pensar de maneira reflexiva, para com base no entendimento de sua experiência temporal poder exercitar sua consciência histórica entendendo como se dá o processo histórico, o qual se fundamenta nos conceitos de anterioridade, simultaneidade e posteridade podendo assim entender sua participação no mundo. 

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