O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA POR MEIO DE OFICINA TEMÁTICA
Jacilene dos Santos Ramos, Brenda Santos de Sousa, Maricleide Pereira Lima Mendes
Resumo
Apresentamos por meio deste artigo os resultados do desenvolvimento do estágio supervisionado II, que ocorreu na modalidade de projeto por meio de oficinas temáticas, realizado em uma escola pública localizada no munícipio de Antônio Cardoso-Ba. O objetivo deste trabalho foi relatar as experiências de discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitações em Ciências da Natureza, futuras professoras, no desenvolvimento do estágio supervisionado II, salientando a importância do estágio na formação inicial de professores de Ciências da Educação do Campo. Nesta modalidade de estágio, o discente/futuro professor deve construir sua perspectiva de ensino através do professor-pesquisador e mediador do conhecimento, procurando aliar os saberes tradicionais ao saber sistematizado facilitando a compreensão dos alunos na sala de aula. Desse modo, o artigo apresenta as concepções de estágio supervisionado na modalidade projeto, os princípios da Educação do Campo e aspectos importantes do estágio para a formação inicial de professores de Ciências Natureza da Educação do Campo. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa com estudo de caso apresentado a partir do relato de experiência do estágio supervisionado II realizado em uma turma do 2 ° ano do Ensino Médio em um Colégio Estadual. As experiências aqui trazidas serviram para nos proporcionar reflexões sobre os desafios que encontramos na formação de professores de Ciências na Educação do Campo. Sendo assim, este artigo contém o resultado do desenvolvimento de cada etapa do Estágio Supervisionado II desenvolvido na Unidade de Ensino, onde as autoras retratam a importância do desenvolvimento do Estágio Supervisionado II para a formação do licenciando.
Texto Completo: PDF